quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

PLANO DE AULA PARA O 1º E 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 







 
Eixo: Linguagem/ Português(Eixos: aquisição do sistema de escrita, oralidade, apropriação da cultura escrita, leitura e produção de texto).

· Objetivo Geral

Possibilitar que as crianças se apropriem do sistema de escrita com condições para que participem de práticas de produção de textos e leitura com compreensão, abordando o uso da língua em diferentes situações sociais e explorando as diversas funções que podem ser exercidas pela linguagem.

 

· Metodologia

A leitura e escrita são inseridas de forma interdisciplinar, como registro dos relatos das crianças das áreas do conhecimento social e natural, que são ampliados, através de pesquisas realizadas pelas crianças. As atividades de aquisição do sistema de escrita são realizadas de acordo com esses “ Temas”, propondo atividades que estejam na área de desenvolvimento proximal dos alunos ou das hipóteses que estes apresentam da escrita, de forma que possamos intervir nestas através de questões problemas que desequilibrem as hipóteses iniciais.

· Hipótese pré-silábica

· Características

1. Utilizam números, letras e pseudo letras.

2. O critério de seleção é forte.

3. Não compreendem que a escrita é a representação da fala.

4. Realismo nominal ( quanto maior o objeto , maior o número de caracteres). Ex: A formiga é pequena , por isso se escreve com menos letras, enquanto que o boi é grande, então eles escrevem com mais letras.

 

 

. Intervenções pedagógicas

 

.O trabalho com o reconhecimento global dos nomes dos colegas, a letra inicial destes, as semelhanças e diferenças entre os nomes, intervém nas hipóteses de alunos pré-silábicos. As crianças neste nível, apesar de não escreverem de forma alfabética, memorizam as palavras com muita facilidade , esta memorização intervém em suas hipóteses iniciais. As atividades com relação fonema/grafema da inicial de palavras, auxiliam na consciência fonológica das crianças, percebendo que cada letra tem seu som.

·Associação palavra X objeto .

·Memorização  global de  palavras significativas

·Análise da constituição das palavras quanto a sua inicial, sua letra final, número de letras, ordem das letras e natureza das letras.

·Escritas espontâneas ( conforme as hipóteses de escrita)

·Análise dos aspectos gráficos das letras- topológicos, de forma, de posição- em dois tipos de letras, cujo objetivo é atingir a invariância de suas formas.

·Distinção entre letras e números

·Introdução dos aspectos sonoros, através das iniciais de palavras significativas.

·Vinculação de discurso oral e texto escrito

·Textos de memória ( poesias, parlendas, músicas, brincadeiras, etc.)

·Distinção entre imagem e escrita

·Reconhecimento de diferentes gêneros e suportes textuais

·Reconhecimento das letras como constituintes do texto.

·Introdução a distribuição espacial do texto e orientação das frases.

 

Atividades   ( Procedimentos didáticos)

 

. Realizar atividades com os telhadinhos ( nomes dos alunos) , na roda, pedindo para reconhecerem seu nome , a letra inicial e final,os nomes dos colegas e as letras iniciais e finais. Comparar semelhanças e diferenças entre os nomes.

. Contato com variado material de leitura: livros de história, revistas, livros de pesquisa, jornais, etc.

. Atividades de escrita espontânea.( escrever de acordo com o tema abordado em sala. Desenhar e escrever os nomes das  partes do corpo, hábitos de higiene , nomes dos profissionais da escola, animais mamíferos, etc.)

. Agrupar na folha letras e numerais

. Realizar atividades com parlendas e músicas que trabalham relação quantidade/numeral, contagem com os dedos, materiais concretos, desenhos , contagem dos alunos e uso do calendário.

. Manipulação intensa com alfabeto móvel.

Desenho livre e  conforme o tema trabalhado, massinha, pintura, recorte, colagem , dobradura, jogos de alfabetização e de construção , uso de sucata, etc.

.Atividades com o grupo e depois em folha. Lista de palavras de algum campo semântico. Os nomes são relatados pelos alunos que dizem qual letra inicial começa.  Atividade em folha. Completar as palavras com letra inicial , consultando o retângulo com as letras.  Associar ( ligar palavra ao desenho, percebendo a letra inicial da palavra).

. Classificar palavras ou nomes que se parecem – as que começam com a mesma letra, que possuem o mesmo número de letras, palavras grandes e pequenas.

. Bingo com nomes dos alunos, com letras, nomes de animais, etc.

Jogo de memória ( letra/desenho ou    palavra iguais)

. quebra/cabeça

 jogo da trilha com alfabeto.

. Jogos com alfabeto móvel: cobrir nomes com as letras, formar o nome ou colegas tendo como suporte o telhadinho

. Separar e agrupar letras iguais

. Formar  nomes de palavras significativas, tendo estas como suporte.

 

. Álbuns

. Com os nomes da turma ( desenho /nome)

. De animais ( desenho/nome)

. Da história de vida das crianças

 

 

.Jogos e  brincadeiras orais:

. rimas

.Adivinhações

.Telefone sem fio

. Recados orais

.Hora da novidade

 

. Outras atividades  e brincadeiras:

. Leitura de poemas, quadrinhas, parlendas, músicas, etc.

. Planejamento da rotina da sala.

.Avaliação dos trabalhos do dia.

. Relatório oral das experiências

. Histórias mudas

. Produção de texto oral – coletivo

. Estudo e interpretação de gravuras

. Jogos de atenção

. Análise e síntese de palavras

. Interpretação oral de textos

. Reescrita com representação de desenhos de texto trabalhado.

.Reconto e reescrita de histórias

. Auto-ditado e escrita espontâneas

 

 

 

 

 

 

 

· Hipótese silábica

· Características

· Percebe a relação entre a oralidade e a escrita

· Usa uma letra para cada sílaba

· Pode ou não fazer uso de valor sonoro ( de vogal ou consoante)

· Determina mínimo de letras.

 

 

 

 

· Intervenções

· Trabalhar com os nomes dos alunos e outras palavras significativas( ênfase na análise da primeira letra no contexto da primeira sílaba. Contraste entre palavras memorizadas globalmente e a hipótese silábica: contagem do número de letras e desmembramento oral das sílabas e hipóteses de repartição de palavras escritas.

· Reconhecimento do som das letras pela análise da primeira sílaba.

. Prosseguimento do estudo das formas e da posição das letras em seus dois tipos - letra de forma ( maiúscula) e cursiva.

. Reconhecimento de diferentes gêneros e suportes textuais.

. Uso preferencial de textos, cujo conteúdo já está gravado de antemão ( poesias, músicas, parlendas, brincadeiras, etc.)

. Proposição  de localização  de qualquer palavra no texto, incluindo verbos  e partículas pequenas como artigos, preposições, etc.

. Introdução a distribuição espacial do texto e orientação das frases.

 

 

Atividades  ( Procedimentos didáticos)

 

· Realizar atividades com os telhadinhos ( nomes dos alunos) , na roda, pedindo para reconhecerem seus nomes  e dos colegas , a letra  e sílaba inicial , letras finais . Comparar semelhanças e diferenças entre os nomes.

. Realizar atividades em folha com os nomes dos alunos. Copiar os nomes , escrever os nomes de memória. Completar os nomes com letra e silaba inicial, agrupar nomes que começam com a mesma letra, contar número de letras e sílabas, perceber semelhanças e diferenças, pintando a letra que mudou o nome, organizar as letras dos nomes com as letras móveis , tendo o telhadinho como suporte.

. Realizar listas de palavras de palavras de algum campo semântico . Pedir que as crianças relatem letra e sílaba incial. Pedir que digam quantos pedacinhos (sílabas tem a palavra).  Mostrar na palavra como se escreve cada pedacinho. ( grupo)

. Escrita espontânea de palavras de algum campo semântico.

. Contar número de letras e palavras de algum campo semântico.

.Organizar letras das palavras de determinado campo semântico, tendo a palavra como suporte.

. Escrita e recebimento de cartas, avisos e outros.

. Elaboração de textos coletivos e individuais ( conforme hipótese de escrita). Obs: pode ser uma frase.

Transcrição de contos  e brincadeiras conhecidas, histórias inventadas pelas crianças, acontecimentos atuais, etc.

. Reconto e reescrita de histórias.

. Leitura de poemas, músicas, parlendas e outros textos significativos e previamente memorizados.

. Completar lacunas em textos e palavras.

. Dicionário ilustrado com desenhos e escrita dos respectivos  nomes do jeito da criança.

. Ditado de palavras e frases para diagnóstico do nível conceitual do aluno.

. Ditado feito pelos alunos. Cada um falando do seu jeito como se escreve a palavra.

. Ditado com figuras , para o aluno escrever apenas a letra inicial.

. Ditado para si mesmo, cada aluno faz o seu próprio ditado e após a atividade a professora ouve o que cada aluno quis escrever.

. Ditado para o professor. Os alunos ditam as palavras e depois de várias versões , o professor mostra como é escrito nos livros.

.Colocar letras em ordem alfabética.

. Trabalhar com o computador.

. Construir lista de palavras com cada letra do alfabeto e expor na sala.

. Contar o número de palavras de cada frase.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

· Características do nível silábico-alfabético

· Fase de transição -silábico- alfabético

· Ora compõe sílabas, ora não compõe na mesma palavra

· Faz maior uso de consoantes

· Acreditam que algumas consoantes se bastam para a composição da sílaba. Ex: B= BE

· Características do nível alfabético

· A hipótese alfabética parece ser um fim de um longo trabalho, mas é o começo de mais uma longa fase.

· Características

· Escreve compondo sílabas foneticamente corretas;

· Desconsideram a segmentação entre palavras;

· Hipercorreção: exagera no uso de acentos e pontuação.

 

 

· Intervenções  e procedimentos didáticos para os níveis silábico –alfabético e alfabético

. Escritas espontâneas

. Atividades com alfabeto mével e sílabas móveis

· Cruzadinhas

· Texto lacunado

· Pedir para a criança ler o que escreveu

· Atividades em folhas xerocadas com sílabas simples e complexas para a formação de palavras.

· Ortografia: ditado de palavras com sílabas simples e complexas. Ditado de frases.

.Uso do dicionário para verificar as palavras.

. Distribuição espacial do texto e orientação das frases.

· Produção de textos e revisão destes. Trabalhar vários estilos discursivos , considerando a pontuação, ortografia, coesão textual e criatividade.

· Leitura e interpretação de textos ( poemas, narrativas, textos informativos, músicas, parlendas, etc.)

.Leitura de histórias para levar para casa e recontá-las na roda

( caderno de histórias).

.Oferecer vários gêneros textuais e estimular a leitura e escrita  de poesias, narrativas, textos informativos, textos para se comunicar (cartas e bilhetes), trava-línguas, parlendas, etc.

· Quadro de regularidades ortográficas

· Forca

· Encontrar palavras dentro da palavra. Ex: SAPATO – PATO

· Trocar a primeira letra da palavra, mudando o sentido desta. Ex: GATO, RATO, PATO, MATO, SAPO, etc.

· Segmentar pequenos textos (parlendas, quadrinhas, etc.)

· Pintar  espaçõ entre palavras em pequenos textos (segmentação)

. Contar número de palavras na frase.

. Leitura de livros de hstória, de pesquisa, jornal, revista, etc.

. Jogos e atividades que permitem a criança brincar e recriar com a linguagem ( acróstico, rimas, entre outros)

. Classificação e seriação de palavras

. Trabaho de artes plásticas( recorte, colagem, doradura, desenho, pintura, sucata, etc)

. Criação de história , à partir do desenho

. Produzir um livro de acordo com o tema trabalhado em sala( Os Animais, Alimentação Saudável, Os Planetas, Os Dinossauros, etc.)

. Escrever história a partir da sequência dos quadrinhos

. Recontar uma vivência, reportagem ou passeio e produzir texto.

.Transcrição de diálogos e descrições.

.Transcrição de receitas, brincadeiras e piadas.

. Produzir um jornal com reportagens

. Escrever uma história a partir de uma imagem.

. Recorte de figuras e palavras para montagem de álbum ou dicionário.

.Utilizar jogos de alfabetização diversos. Ex: Bingo de letras e palavras ( nomes das crianças ou palavras de determinado campo semântico), jogo da memória( figura/palavra ou figura/letra) , dominó( letra/figura ou palavra/figura), encontrar palavra dentro da palavra, mudar a primeira letra, transformando a palavra, etc. A escola pode comprar esses jogos ou podemos confeccioná-los com os alunos.

 

 

Quando as crianças avançam para o nível alfabético, estas começam a ler de forma convencional, umas silabando e outras de forma fluente. É necessário propormos muitas atividades com leitura para que desenvolvam a fluência e a compreensão dos textos . Neste nível aparecem as primeiras junturas de palavras ( quando as crianças escrevem várias palavras emendadas) , assim como segmentações (separam as palavras em sílabas). Muitas vezes as crianças não separam as palavras, porque pelo rimo e entonação da voz , elas acham que está tudo junto. Temos que mostrar que na frase uma palavra fica longe da outra e falar que colocamos o espaço de um dedinho entre uma palavra e outra. Uma das maneiras é mostrar a criança que quando dá para colocar uma palavra entre duas que estão juntas , ela tem que separá-las. Por exemplo: Ocachorro O famintocachorro. Dizer que certas classes gramaticais, como artigos definidos, indefinidos e pronomes acompanham as palavras . Quanto às segmentações, propomos que a criança leia o que escreveu e enquanto lê, ligamos as sílabas com lápis, mostrando que na palavra estas são juntas. Mostramos também no quadro coletivamente, escrevendo neste exemplos de alguns alunos.

No nível alfabético as crianças escrevem de forma fonética, isto é, a sua escrita é relacionada ao som que ouvem e então enfrentam as questões ortográficas. Geralmente o número de fonemas é igual ao número de letras. Por exemplo: /o/v/o, tem três letras e três fonemas. Já na palavra “chuva”, isso não ocorre , porque o dígrafo“ch”, representa o som do /x/, apresentando quatro fonemas /x/u/v/a e cinco letras.A criança começa a descobrir questões que a colocam em dúvida se palavra é com “x” ou “ch”, pois tem o mesmo som.Começa a pensar em questões de que existem letras que representam vários sons. A letra “x”pode ser representada pelos sons das letras z, x e ks( exame, xale, fixa). Nesta última palavra o "x" é dífono, isto é , simboliza o som das duas letras, que estão em negrito (/f/i/k/s/a).

Assim como, um mesmo fonema pode representar o som de várias letras. Por exemplo: O fonema /z/, pode ser representado pelas letras , s, z, e x, como em asa, azar, exame.

É necessário enfatizar os grupos de dígrafos ( ch, nh, lh, rr, ss, etc.), entre estes aqueles que representam vogais nasais ( an, en, am, em, etc.), encontros consonantais ( br, cr, dr, bl, cl fl, etc.), encontros vocálicos orais e nasais e suas classificações: ditongo, tritongo e hiato , separações e junções de sílabas , acentuação , pontuação e gramática, como verbos(ações), nomes próprios e comuns e coletivos ( substantivos) palavras que dão características e qualidades aos nomes ( adjetivos), sinônimos/ antônimos, plural, feminino/masculino e aumentativo/diminutivo. Sendo esses conteúdos apropriados para o 2º ano de escolaridade.

Podemos mostrar as crianças algumas regras ortográficas, porém ressaltar que não existe regra para tudo, por tanto quando temos dúvidas utilizamos o dicionário para correção e conhecimento do significado das palavras, além de muita leitura, pois assim gravamos como se escreverem muitas palavras.

No nível alfabético, as crianças realizam a transição da letra de forma para a letra cursiva, além de atividades para o uso apropriado da letra maiúscula e minúscula ( letras maiúsculas são usadas em nomes próprios e inícios de frase e minúsculas em nomes comuns ).

As atividades devem priorizar bastante a produção de textos que trabalhem a estrutura destes conforme o gênero ( narrativa, poesia, texto informativo, carta, bilhete, convite, etc.). É importante que as crianças aprendam a realizar textos com coesão, criatividade, desenvolvimento ( início , meio e fim), pontuação e palavras escritas de forma ortográfica.. Devemos realizar a revisão dos textos, intervindo individualmente e mostrando com lápis as segmentações, junturas, repetições de palavras, uso de palavras sem necessidade, erros ortográficos e pontuação, assim como revisar coletivamente, escrevendo no quadro o texto de algum aluno para todos irem participando e aprendendo. É importante sempre avaliarmos a criatividade e coesão do texto dos alunos, elogiando suas produções para que os estimulem ainda mais. Explicar que se quisermos mostrar nossas produções para as pessoas, temos sempre que ler e reler nossos textos, corrigindo-os, para que fiquem compreensíveis para as pessoas que irão ler.

É importante realizar momentos de contação de histórias e depois promover conversa sobre esta. Estimular a leitura de livros da biblioteca da sala , levando-os para casa , pedindo que desenhem e escrevam a resenha desta em um caderno com pauta sobre a história. Promover roda de conversa para falarem sobre o livro lido. Realizar com regularidade leitura coletiva e individual (silenciosa ou um aluno começa a leitura e outro continua onde o outro parou). Neste caso devemos digitar a mesma história para todos. Propor uma atividade de artes plásticas ou cênica sobre a história.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


























ATIVIDADES COM OS NOMES



· Conteúdos: Nomes dos Alunos

· Objetivos específicos:

· Reconhecer globalmente os nomes dos colegas, a letra inicial e final. Realizar comparações com os nomes dos alunos, percebendo semelhanças e diferenças entre as letras do nome do aluno e dos colegas.

· Relacionar fonema /grafema das iniciais dos nomes e comparar outras palavras e nomes que começam com o mesmo som.

· Relacionar letra e sílaba inicial após apresentação das vogais.

· Apropriar-se da aquisição do sistema de escrita de forma significativa, pois os nomes os são para as crianças, tornando-se mais fácil para estas a memorização de nomes , letras e sílabas.

· Reconhecer a origem do seu nome e de seu sobrenome, através de pesquisa com os pais em casa, proporcionando aos alunos conhecerem a sua história, através de consultas a registros como certidão de nascimento e relatos orais dos pais.

· Conhecer gêneros textuais, como poemas e textos informativos em torno do tema "Nome".

· Procedimentos didáticos:

· Chamadinha com os nomes dos alunos . Perguntar de quem é o nome. Qual o nome da primeira letra e da última. Comparar com os nomes de outros colegas. Perguntar quais colegas começam com a letra de determinado aluno. Comparar dois nomes e perguntar semelhanças e diferenças.

· Escrever o nome sem olhar no telhadinho e desenhar o seu autorretrato.

· Enfeitar a primeira letra do nome com papel recortado, cola colorida, bolinhas de papel crepom, sementes, etc. Escrever o nome abaixo da primeira letra e se desenhar. Mostrar na roda, relatar e prender no barbante ou mural.

· Confeccionar um alfabeto com nomes. Entregar silhuetas aos alunos e pedir que desenhem as características nestas, depois irão colar a silhueta e o nome na letra do alfabeto.

· Pesquisar figuras que começam com a mesma letra do nome. Socializar na roda para que os alunos associem as letras dos nomes de todos os colegas . Esta apresentação dura uma semana.

· Poema “Nome da Gente" de Pedro Bandeira. Leitura no cartaz e individual, acompanhando com o dedinho as palavras e os versos. Conversa sobre o poema. Pesquisa sobre a origem do nome. Socialização na roda. Esta apresentação oral dura uma semana, pois chamo de quatro a cinco alunos para se apresentarem por dia.

· Formar o nome do aluno e dos colegas com letras móveis.

· Escrever os nomes dos colegas sem olhar no telhadinho.

· Escrever nomes de meninos e meninas, agrupando-os.

· Contar o número de letras dos nomes. Marcar cada letra com tracinhos e bolinhas. Escrever o numeral se já souberem. Fazer um X no nome mais comprido e circular o nome mais curto.

· Completar os nomes com a letra inicial.

· Completar os nomes com letra e sílaba inicial.

· Colocar no mesmo conjunto os nomes que começam com as mesmas letras.

· Ligar o nome a letra inicial

· Organizar as letras dos nomes. ( Letras móveis ou atividade em folha)

· Bingo com nomes

· Pesquisa da origem do sobrenome, árvore genealógica, consulta a certidão de nascimento

· Conhecer o sobrenome e aprender escrevê-lo, copiando-o do telhadinho. O telhadinho deverá ser confeccionado de um lado com a letra de forma maiúscula e do outro lado com a letra cursiva. Quando as crianças estiverem alfabéticas e com maior desenvolvimento da coordenação motora fina, podem começar a escrever com a cursiva, embora algumas crianças optem por escrever com esta desde o início do 1º ano, pois apresentam níveis mais avançados de escrita e maior desenvolvimento da coordenação motora fina.



 
 
 
 
 

 

 





Pedir para contar o nº meninos e meninas e escrever o numeral

Desenhar a turma e escrever os nomes dos colegas




 


Corpo e Identidade









·         Conteúdo: Tema: “Nosso Corpo e Nossa Identidade” ( atividades interdisciplinares)
·         Objetivos específicos:
·         Inserir as crianças no ambiente escolar de forma  agradável  para que se sintam seguras  no novo ambiente. Promover a apresentação entre as crianças e a professora. Reconhecer os nomes, mostrando o telhadinho.
·         Avaliar se as crianças já reconhecem e escrevem o nome próprio e se apresentam noção do seu esquema corporal.
·         Promover roda de conversa, conhecendo  as crianças através de relatos das suas preferências. Avaliar o grafismo e níveis de escrita.
·         Conhecer as partes do nosso corpo ( cabeça , tronco e membros,  órgãos internos e suas funções).
·         Avaliar e desenvolver a noção de esquema corporal
·         Avaliar e desenvolver  a  noção de orientação espacial (noção de direção, sentido e posição).
·         Avaliar e desenvolver a coordenação de movimentos amplos
·          Avaliar  e desenvolver a coordenação de movimentos finos.
·         Avaliar  e desenvolver a noção de grandeza.
·         Avaliar  e desenvolver a noção de organização temporal.
·         Avaliar  e desenvolver a noção de comparação e classificação.
·         Avaliar  e desenvolver a noção de número.
·         Propor atividades para casa  de pesquisa sobre  a identidade e história do aluno, à fim que o aluno conheça a si e sua história, além de estimular interação familiar e desenvolvimento da oralidade.
 
 
·         Procedimentos:
·         Apresentar-se as crianças mostrando o nome da professora no crachá e  conhecê-las , fazendo a chamadinha com os telhadinhos. Perguntar se reconhecem nomes e letras iniciais. . Realizar atividades lúdicas ( história, pintura, jogos, massinha) e  a apresentação do espaço escolar)
·         Desenhar o próprio corpo e escrever o nome sem olhar no telhadinho. Entregar telhadinhos para que comparem na roda.
·         Desenhar escrever ( escrita espontânea) o que mais gosta e o que menos gosta. Apresentarem-se na roda, mostrando desenho e relatando o que desenharam e escreveram. Avaliar  de forma diagnóstica o grafismo e nível de escrita.
·         Realizar brincadeiras e músicas que desenvolvam o esquema corporal, orientação espacial, coordenação de movimentos amplos, atenção e equilíbrio. Ex: músicas ( sai , sai piaba, cabeça, ombro, joelho e pé, boneca de lata). Brincadeira do espelho , descobrir o amigo tateando as partes do corpo com os olhos fechados. Seu mestre mandou, pedindo as crianças para se orientem no espaço. Introduzir os conceitos de esquerda e direita , através de uma brincadeira que lembre morto/vivo. Organizar de 4 a 5 alunos. Depois pedirem que dêem um pulo à esquerda e depois um pulo à direita, quem errar vai saindo. Levantar a mão direita quem gosta de sorvete, levantar a mão esquerda, quem gosta de canjica. Mostrar que o lado que começo a escrever no quadro é o lado esquerdo e o outro lado é o direito.
·         Solicitar que uma criança deite no papel pardo e fazer o contorno desta. Propor que as crianças nomeiem as partes do corpo. Escrever os nomes dessas partes e com os relatos dos alunos sobre a escrita. Enfatizar a primeira letra da palavra. Nomear o novo amiguinho da sala e pedir que coloquem uma roupa neste com recorte de papel. Complementem o boneco, desenhando as unhas, risquinhos dos dedos,  as partes do rosto, o cabelo, etc.
·         Fazer um texto coletivo sobre o novo amigo. Entregar folha com boneco desmontado e pedir que as crianças montem o boneco, recortando e colando. Dizer que o nosso corpo é dividido em três partes ( cabeça , tronco e membros, que são os braços e pernas) e também os órgãos internos . Avaliar conhecimento prévio sobre os órgãos e suas funções. Registrar e mediar a conversa.  Mostrar cartaz ( estômago, coração, pulmões, etc.).
·         Pedir que as crianças completem os nomes das partes do corpo com a letra inicial.
·         Escrevam os nomes das partes do corpo de acordo com as hipóteses de escrita. Escrever uma frase sobre uma das partes do corpo. ( avaliação diagnóstica). Ditar uma  palavra monossílaba, dissílaba, trissílaba, polissílaba e uma frase. Ex: pé, boca, cabeça, cotovelo. A boca serve para comer.
·          Propor que  as crianças desenhem um  boneco  com um chapéu em cima da cabeça, um anel no dedo esquerdo e um relógio no braço direito. Uma árvore do lado esquerdo , frutas em cima da árvore e uma embaixo desta e uma flor do lado direito. Realizar outras atividades no livro ou folhas de atividades que desenvolvam as noções de posição, direção e sentido.
·         Entregar uma revista para as crianças e pedir que recortem a cabeça de uma pessoa e as completem com o que falta no corpo.
·         Acompanhar a leitura da parlenda ( Dedo mindinho, seu vizinho). Estimular os alunos a observar o tamanho dos dedos das mãos, brincando de dar nomes aos dedos. Depois, perguntar. Quais dedos vocês acham pequenos, quais vocês acham grande? Levantem o dedo para mostrar! Fazer o contorno das mãos em uma folha e pedir que pintem o dedo maior de vermelho e o dedo menor de azul. Após, pedir que levantem a mão direita e esquerda, propor que desenhem um anel no dedo esquerdo e uma pulseira no braço direito. Realizar outras atividades no livro ou folhas xerocadas referentes às  noções de grandeza e posição.
·         Ordenarem-se por tamanho, do menor para o maior e vice-versa. Realizar atividades no livro referentes à grandeza. Pedir que cortem tiras medindo cinco alunos e messam com palmos das mãos. Quantos palmos cabem na medida do João e do Pedro?  Ordenar as tiras do menor para o maior. Falar que essas medidas não são convencionais, pois não nos dão as medidas exatas e  por isso, usamos instrumentos de medida como a fita métrica. Medir os alunos na fita e registrar. Perguntar qual o maior, menor , qual a média de medida da turma.
·         Cantar a parlenda da “Galinha do Vizinho”. Pedir que contornem os dedos das mãos de acordo com o numeral. Colar ovinhos de acordo com o numeral. Cada criança irá fazer um numeral. Para que não fiquem crianças sem fazer a atividade,é necessário repetir os numerais. Fazer a dobradura da galinha e colar no cartaz.
·         Imprimir as mãos com cola colorida e pedir que as crianças desenhem os detalhes das mãos. Contornem os pés e comparem semelhanças e diferenças entre mãos e pés. Registrar relatos.
·         Mostrar o autorretrato da Tarsila do Amaral e falar que a artista, olhou-se no espelho e retratou seu rosto com suas características. Pedir as crianças que façam o mesmo e mostrem na roda. Concluir que cada um é de uma forma fisicamente e de jeitos diferentes também  e temos que respeitar os amigos nessas diferenças, além de ajudar aqueles que não podem enxergar, escutar, aprendem mais lento do que os outros, não podem andar, etc. Contar a história do mundinho ou outro que fala sobre as diferenças e realizar atividade sobre este.
·         Realizar atividades com os cinco sentidos: visão, olfato, audição, tato, gustação, através de atividades concretas, que os façam sentir a importância desses sentidos e também atividades de leitura e escrita na folha.  Tato: tatear os amigos com olhos fechados e descobrir quem são estes. Tatear materiais com o pé e descobrir quais são. Olfato; sentir o cheiro de flores , perfumes e alimentos e descobrir o que são. Gustação: sentir o gosto de alimentos azedos (limão, salgados e doces) e dizer o gosto e qual alimento. Visão : apreciar obras de artes e dizer o que observam por meio da visão( falar da biografia do artista e fazer a releitura). Nomear e misturar cores com tinta. Colocar uma venda  na criança e pedir para tentar se localizar no espaço seguindo as orientações de sentido( frente , atrás, esquerda, direita, brincar de cabra-cega.Mostrar em livros o “Braille”( escrita usada pelos cegos para ler e escrever) Audição; ouvir sons de diferentes instrumentos e descobrir qual é, ouvir sons de diferentes sons de animais, trovões e descobrir quais são. Mostrar o alfabeto de “Libras” ( linguagem utilizada pelos surdos para se comunicar , ler  e escrever).Realizar atividades de leitura e escrita espontâneas, cruzadinha, associar o sentido a sua função , ligando desenho a palavra. Escrever uma frase ou texto sobre um órgão do sentido. Conversar sobre cada órgão do sentido e realizar pesquisas.
·         Realizar atividades de pesquisa para casa sobre os dados pessoais do aluno( nome todo, idade, nome dos pais, etc.), sobre a linha do tempo ( história de vida). Essas atividades deverão ser escritas pelos pais , porém estes devem conversar com os filhos sobre o que foi pesquisado para que estes possam transmitir oralmente a sua história para turma. É necessário deixar um recado para os pais , quanto ao procedimento da atividade. Essa atividade , demora uns cinco dias, pois chamo de 5 em cinco alunos para se apresentarem.



 

 
Realizar várias brincadeiras com corpo e contornar o colega no papel pardo, mostrando que o nosso corpo é divido em cabeça, tronco e membros( braços e pernas).


Fazer uma roda para as crianças mostrarem seus desenhos e relatarem suas preferências

Esta atividade pode servir como avaliação diagnóstica. Chamar os alunos na mesa individualmente.
 
 
 
 
 
 
 
 
Completar  a figura de revista com as partes do corpo. Escrever do seu jeitinho os nomes das partes do corpo. Deitar uma criança em um papel pardo e contornar o o corpo  desta. Pedir para completarem o corpo com o que falta ( partes do rosto, cabelo, unha, etc.) Colocar uma roupa com pepel recortado e nomear o boneco. Enfatizar que o corpo humano é divido em cabeça, tronco e membros ( braços e pernas). Nomear o boneco  e inseri-lo no grupo como mais um amiguinho da sala.
  
 
 
 
 
 

 
Registrar frases ditadas pelas crianças no cartaz.
Pedir que desenhem sobre um hábito de higiene e escrever uma frase de acordo com a hipótese de escrita. Intervir de acordo com a hipótese . Também podem copiar uma frase do cartaz se quiserem.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MINHAS MÃOS
 
NESTA   MÃOZINHA   DIREITA
EU  TENHO  CINCO   DEDINHOS 
FAZEM  TUDO  DE UMA  FEITA,
FAZEM TUDO  LIGEIRINHO
SÃO  CINCO NA MÃO  DIREITA,
E MAIS CINCO NA OUTRA
PORTANTO, CINCO MAIS CINCO,
AO TODO , DEZ  DEDOS SÃO
 
Esta atividade não foi de 1º ano , mas  também podemos realizá-la.
 
 
 
 
 
  REALIZAR, ATIVIDADES PARA ENFEITAR A PRIMEIRA LETRA DO NOME, PESQUISAR FIGURAS OU DESENHAR O QUE COMEÇA COM A PRIMEIRA LETRA DO NOME.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                                                                                                               
A HISTÓRIA DA ESCRITA







 
·         Conteúdo:  “História da Escrita
·         Objetivos específicos:Conhecer a história da escrita e a função social desta para a humanidade.
·         Procedimentos didáticos:
·          Leitura de texto informativo pelo professor e acompanhados pelos alunos com o dedo nas palavras do texto. Conversa sobre o texto.
·         Pesquisa para fazer uma linha do tempo sobre a história da escrita.
·         Realizar desenhos que expressem seu pensamento, assim como faziam os homens pré-históricos e atividades com impressão de figuras desenhadas pelos alunos . Utilizar tinta alaranjada e misturar com argila, para ficar da cor das figuras rupestres. Mostrar na roda e relatar.
·         Trabalhar textos informativos sobre a escrita egípcia ( hieróglifos).
 
 
·         Conteúdo: outras formas de escrita que o aluno já conhece ( leitura de imagens e leitura globais de rótulos)
·         Objetivos específicos: reconhecer sinais sociais ( gestos, músicas, figuras), símbolos( placas de trânsito, de banheiro, etc. ) e leitura globais de rótulos , mostrando aos alunos que já sabem ler muitas coisas e que a escrita não é somente registrada com letras).
·         Procedimentos didáticos : pesquisar rótulos e mostrar na roda o que leram. Colar na letrinha do alfabeto que começa o rótulo.
·         Entregar folhas de atividades com símbolos de rótulos e marcar aqueles que consegue ler.
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
LEITURA DE IMAGENS , SÍMBOLOS E RÓTULOS
 
 
 
PEÇA AOS ALUNOS QUE TRAGAM RÓTULOS PARA REALIZAREM LEITURAS GLOBAIS NA SALA. PEÇA QUE COLEM NAS LETRAS DO ALFABETO. 
 
 
LETRAS  OU NUMERAIS
 
 
 
 
O NOSSO ALFABETO 
 
 
 
 

·         Conteúdo: Alfabeto ( vogais e consoantes)

·         Objetivos específicos:  reconhecer todas as letras do alfabeto, percebendo que as letras se dividem em vogais,consoantes e três letras estrangeiras. Conhecer a função  da ordem das letras do  alfabeto no  nosso cotidiano, a quantidade de letras no alfabeto e a função social da escrita na sociedade.

·         Procedimentos: Apresentar o alfabeto, apontando e nomeando as letras. Perguntar as crianças para que servem as letras. Concluir que as letras se juntam e formam palavrinhas que iremos ler e escrever em textos como livros de histórias, jornais, revistas , de pesquisa, internet, etc..

·         Depois da conversa, propor que contem junto com a professora a quantidade de letras do alfabeto. Concluir que são 26 letras. 

·         Mostrar que as letras do alfabeto se dividem em vogais e consoantes e três letras estrangeiras. As vogais estão na cartolina vermelha, as consoantes estão na azul e  as letras estrangeiras estão na cartolina verde.

·         Destacar as vogais e dizer que sem elas as outras letras chamadas de consoantes ficam mudas ( sem voz ) e precisam das vogais para terem som ( voz). Dar exemplos com os nomes das crianças, mostrando as vogais nos nomes destas.  Mostrar as três letrinhas estrangeiras K , W e Y e dizer que estão nos  nomes de pessoas, produtos estrangeiros , filmes e desenhos. Ex: Weslley, Karla, Yoki, Wolverine, etc.

·         Dizer que iremos confeccionar um alfabeto com os nomes  dos alunos. Entregar a silhueta e cada um irá desenhar suas características nestas. Colar  a silhueta e nome na letra do alfabeto. Dizer que nas letras que não tem nenhum nome , irão desenhar algo que comece com o som destas letras e escrever os nomes dos desenhos.

P. S:
 A letra “Y” é considerado vogal, por ter o mesmo som do I, porém o classifico no grupo de letras estrangeiras e explico que tem o mesmo som da letra I. Ex:  Igor ou Ygor.

O “W” apresenta os sons das letras “U” e “V”, tendo som de vogal e consoante , dependendo da palavra. Ex: Wolverine  e   vovô ,  Wallace  e uva.

A letra “K”, apresenta som de “ C”, quando se junta com as vogais  A , O, U e som de “Q”. Ex: Catorze  ou quatorze,   Kero ( rótulo estrangeiro)   quero ( verbo),    Kiko ( nome )  ou quico ( verbo quicar).

 

 

·         Conteúdo: “Vogais”

·         Objetivos específicos: reconhecer o som das vogais nas iniciais das palavras  e no meio destas . São fonemas que fazem vibrar as cordas vocais, cujo som não produz nenhum obstáculo à corrente de ar. São silábicos , isto é sempre constituem a base da sílaba, já que não existe sílaba sem vogal, sendo portanto mais fácil para as crianças perceberem seu som inicial e a sua função na sílaba.

 

·         Procedimentos : Cantar a música   “O Sapo Não Lava o  Pé”. Substituir as vogais nas palavras.  Mostrar  as vogais em cartazes e pedir que digam o que começa por determinada vogal, enfatizando o som inicial na palavra.

·         Pesquisar figuras que comecem com as vogais

·         Fazer um cartaz com as cinco vogais

·         Mostrar uma figura por vez e pedir  que digam com qual vogal começa determinada figura. Entregar para a criança escolhida colar no cartaz da vogal.

·         Realizar atividades referentes às vogais iniciais e no meio das palavras. Ex: envolver figuras que comecem com determinada vogal, completar palavras com as vogais iniciais, completar as palavras com as vogais que faltam,  recortar e colar as figuras nos conjuntos das vogais.

 

·         Conteúdo:  “Encontros vocálicos”

·         Procedimentos: Mostrar que se duas vogais se juntam formam palavrinhas. Utilizar essas palavrinhas em situações cotidianas, realizando atividades de leitura e escrita.

·         P S:  apresento esse conteúdo em apenas duas folhas de atividades, pois não há muita necessidade.

·         Conteúdo: Sons Nasais

·         Procedimentos: Mostrar o som das vogais sem o til e com o til e dizer que com este as vogais ficam com som de nariz ( som nasal). Realizar atividades para completar palavras com sons nasais ( ão, ã, ãe, õe).

·         P S:  algumas crianças em  níveis iniciais também apresentam dificuldades em entender esses conteúdo , que é superado quando vão fazendo a relação entre a fala e a escrita.

 

 



 
 
 
 
 
 
 
 
 




 

 
 
AS LETRAS SÃO DIVIDIDAS EM VOGAIS E CONSOANTES
 
 
 
VOGAIS  E CONSOANTES
 
Vogais
 
 
 





 
 


 
 






ENCONTROS VOCÁLICOS


 
 
 
 
SONS NASAIS
 


 

Consoantes



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Projeto : "Os Animais "
Metodologia
 Nestas atividades são  desenvolvidas  a relação fonema /grafema das letras, enfatizando  uma  letra por vez na sequência do alfabeto , assim como todas as letras ao mesmo tempo. As crianças ditam palavras que começam com o som da mesma letra , destacando-se em vermelho a letra  e sílaba incial. As sílabas nunca são trabalhadas de forma isolada, mas destacadas a partir da palavra. Elas também começam a ter noção do que é  sílaba sabendo que cada vez que abrimos a boca sai um pedacinho(sílaba) da palavra e  as contam com o dedo, além de realizarem atividades em que percebem a diferença entre número de sílabas e letras da palavra e outras  atividades,  tais como: completar as palavras com a letra e sílaba inicial, ler as sílabas e juntá-las, formando palavras.  Em cada letra do alfabeto conversam sobre um animal e em alguns destes, fazem pesquisas para aprofundar o conhecimento. Em cada letra, também é trabalhada uma poesia/música.  As atividades com sílabas que não são iniciais são mais apropriadas aos alunos de níveis silábico-alfabético e alfabético. As  crianças que estão nos níveis pré -silábico e silábico terão dificuldades em realizar atividades que se referem as sílabas , principalmente àquelas referentes a juntar  sílabas e formar palavras, no entanto podem realizar as atividades em que percebem o som da primeira letra e escrever  esta abaixo do desenho. A sílaba inicial é percebida através do som da letra inicial. Os pré-silábicos irão aos poucos percebendo que cada vez que abrimos a boca sai uma sílaba, e avançam para o nível silábico, só que a sílaba para eles representa uma letra . Para os alunos silábicos,  propomos atividades para completar a  palavra com a letra inicial , à fim de relacionem fonema/grafema de vogais e principalmente de consoantes, pois as crianças apresentam mais dificuldades em perceber o som destas. Também  são propostas outras atividades, como:  trocar as vogais na sílaba transformando a palavra, contar o nº de letras e sílabas, pedir que lêem o que escreveram e colocar tracinhos para  completarem com a letra que está faltando na palavra . Estes procedimentos interferem na hipótese silábica desses alunos , promovendo o  avanço para os níveis silábico-alfabético e alfabético.  Atividades com letras móveis também são mais apropriadas para os alunos com hipóteses iniciais de escrita.
 
Obs: apesar dessas atividades sistematizarem o grupo silábico de determinada letra , este não  é  fruto de  memorização  , mas de idéias construídas logicamente pelas crianças que avançam em seus níveis de escrita, nos quais a intervenção da professora na lógica de pensamento dos alunos os fazem mudar as suas hipórteses iniciais sobre a escrita.  Não são apresentadas  somente as sílabas simples, mas as complexas também , que são reforçadas à partir do  mês de agosto ou setembro.
 
Quanto a letra cursiva, as crianças passam a escrever com estas quando avançam para o nível alfabético de escrita. Isto não quer dizer que as crianças não são apresentadas a esta. São apresentadas aos quatro tipos de letras, só não são obrigadas a escrever com a cursiva. Apresenta um texto abaixo que esclarece essa polêmica entre os professores e professoras.
 
 
Na alfabetização, a letra de forma é ensinada primeiro do que a cursiva!


É importante entender porque a criança aprende primeiramente a letrinha de forma e não a cursiva e não simplesmente ensinar só porque a maioria faz assim e dá certo! Realmente, dá certo, mas há uma explicação do motivo pelo qual essa maneira é a melhor!

A criança está desenvolvendo a motricidade na fase da alfabetização e a letra do tipo bastão é mais fácil para se adequar neste momento. Os rabiscos começam a se endireitar e formar letras.

As letras de forma são ideais para esta fase, pois os caracteres são individuais e podem ser escritos um após o outro. Os traços são resumidos a pauzinhos aglomerados uns nos outros. Já as letras cursivas exigem uma agilidade maior, uma vez que, além de outras finalidades, são utilizadas para tornar o registro mais rápido.

O traçado simples das letras de forma dão maior liberdade no ato da escrita, ao contrário das “letras de mão” que precisam de uma organização maior. O ato de ligar uma letra a outra também dificulta o processo, pois anula a ação de tirar o lápis do papel e investir as forças na próxima letra, o que ordena um esforço motor maior.

Além disso, antes mesmo de serem alfabetizadas, as crianças já possuem contato com as letras de imprensa em jornais, na televisão, em livros, gibis. Elas não conseguem ler, mas fica na memória visual das mesmas.

Logo, a percepção da letra de forma é mais rápida e fácil do que da letra cursiva. No entanto, é importante trabalhar com esta última, assim que o infante se habituar à primeira. Não há problemas se as duas formas coexistirem por um tempo, porque independente da letra o que deve sempre estar em foco é a escrita. Pois mais importante do que a letra que a criança escolhe, é a compreensão da escrita como um ato de comunicação.

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola


 
 
 Letra B

Memorizar a palavra BALEIA.Leitura do texto.
 
Dobradura da Baleia e fomação da palavra com  letras móveis
 
 
 
 
 
 Desenhar a baleia e escrever uma frase sobre esta. Essas atividades fizeram parte do Livro dos Animais.
 
 
 
Copiar uma frase do texto informativo . Contar quantas palavras tem na frase.
 
 
 
 

 
 
 
 
 
Escrever palavras e contar nº de letras
 
 
Letra "C"
 



Propor para as crianças escreverem os nomes dos desenhos no caderno , no sentido da escrita (esquerda/direita).
 
 
 
 

 
Letra D
 



 
 
 
 
 
TEMAS 

"A  ESCOLA"

As atividades a seguir são interdispilinares e são apropriadas para se trabalhar com vários  níveis psicogenéticos de escrita.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
CONVERSAMOS COMO É O PRÉDIO DA ESCOLA POR FORA E OS ESPAÇOS  DESTA POR DENTRO ( SALAS, BANHEIROS, SECRETARIA, DIRETORIA, ETC.), APÓS PASSEARMOS PELA ESCOLA.
 
EM OUTRA ATIVIDADE PEDI QUE AS CRIANÇAS DESENHASSEM A PLANTA DA SALA E TRABALHAMOS A ORIENTAÇÃO ESPACIAL. O QUE TEM NA FRENTE /ATRÁS, DO
LADO  DIREITO/ESQUERDO, O QUE TEM ENTRE O QUADRO NEGRO E O MURAL, ETC.
 
 
 
 
 
ESTA ATIVIDADE TAMBÉM PODE SERVIR COMO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
PARA IRMOS INTERVINDO NAS HIPÓTESES QUE OS ALUNOS APRESENTAM SOBRE A ESCRITA
 
 

 
 
 
 
Embora essa atividade não tenha sido do 1º ano , é possível realizá-la com esse ano de escolaridade. 
 Esta atividade foi realizada em grupo , as crianças perguntaram os nomes dos profissinoais e perguntaram o que faziam. Nesse ano também entrevistaram uma funcionária com várias perguntas que elaboraram. Lembrei as crianças que os profissionais tem seus direitos e deveres e que podem reclamar e exigir melhores condições de trabalho  e salário.
Também podemos propor para as crianças desenharem um profissional da escola realizando a sua função  e escrever sobre o desenho.
 
 
 
Esta atividade também não foi de 1º ano, mas podemos realizar com a turma.
 
 
 
 
 
 
 
Realizar os combinados com as crianças( regras de convivência). A professora conversa sobre as atitudes que  são necessárias a boa convivência e  se chega  a um acordo quanto a estas. Tudo é  registrado  e as crianças desenham abaixo  das frases digitadas. O cartaz  é colocado na sala e lembrado sempre.
 
Ps: estes combinados devem ser feitos logo no início do ano.
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
ESTA ATIVIDADE TAMBÉM PODE SERVIR COMO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
"A Família"
 
As crianças desenham as suas famílias  e escrevem os nomes dos seus familiares de acordo com  hipóteses que tem sobre a escrita e com a ajuda da professora. Depois mostram na roda e falam sobre estas. A professora pede para as crianças contarem os componentes e perceberem as diferentes composições de famílias. As crianças irão concluir que as famílias são diferentes Pedir pesquisas  com figuras  de famílias diferentes.
 
 
Pedir para s crianças relatarem um texto coletivo sobre o conceito de família. Depois podem se juntar em grupo de quatro alunos , geralmente com hipóteses próximas de níveis de escrita para produzirem um pequeno texto sobre o tema.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Acompanhar a leitura com o dedinho do poema e envolver as palavras que rimam. Conversar sobre o tema do poema, que é o amor entre as pessoas. Perguntar que pessoas cabem no coração das crianças? Falar que além do amor temos que respeitar as pessoas mais velhas e ajudar o nossos avós. Desenhar corações e escrever dentro o que sentem pelas pessoas da sua famíla. A escrita será de acordo com as hipóteses de escrita e intervenções da professora.



 

 
 
 
 
 
 
 
 

 
Formar os nomes dos componentes com as letrinhas embaralhadas.
 
 
 
 
Contar a história  " Minha Família  é Colorida", que conta a história de um menino que era branco e o irmão que era negro. A história fala que os pedacinhos da avó branca  e do avô negro se misturaram e por isso um menino tem características  diferentes do outro. Podemos abordar a questão genética e racial. Aproveitar e mostrar a foto desses pedacinhos ( genes- DNA).
 
 
 
 

 
 
Mostrar a árvore genealógica . Pedir que pesquisem no dicionário o que significa a palavra genealógica Concluir que esse nome vem da palavra gene( os pedacinhos que dão as  nossas características e  são transmitidas por nossos antepassados da família). A árvore genealógica ,  mostra de onde vem a nossa origem). Levar fotos dos pedacinhos ( genes).


A poesia de Vinicius de Moraes e Toquinho fala sobre o sobrenome. Perguntar as crianças porque nós temos sobrenome. Qual o origem do nosso sobrenome?






Pesquisar a origem da sobrenome , consultando a certidão de nascimento
 
 
 
   Como algumas crianças ainda podem estar em níveis de escrita iniciais. A professora poderá escrever no quadro , as respostas dos alunos, mostrando um banco de palavras para consultar. A escrita será com a participação das crianças, com enfase na letra e sílaba incial e confrontações entre hipóteses.
 


 
 
"BRINCADEIRAS"
 
  • Confeccionar vários brinquedos de sucata. As crianças gostam muito. Deixe que as crianças criem e intervenha quando necessário. Elas são muito criativas e constroem: foguetes, carrinhos, prédios, bilboquês, casas, animais, etc.
 
  • Atividade: desenhar a brincadeira favorita e escrever sobre esta.
  • Atividade : desenhar o seu brinquedo favorito e escrever sobre este.
 
 
 
 
 
  • Registrar uma brincadeira no cartaz, realizar a leitura coletiva e depois individual  em folha xerocada. Circular palavras e frases lidas da brincadeira e copiar. Ilustrar.
 
 
 
 
 
  • Atividade : Ler a música acompanhando com o dedinho . Ilustrar com o tema desta.Pedir que as crianças levem seu pião para  a escola.
RODA PIÃO
 
O  PIÃO  ENTROU  NA RODA,  O  PIÃO
O PIÃO ENTROU NA RODA, O PIÃO
RODA PIÃO, BAMBEIA PIÃO
RODA PIÃO, BAMBEIA PIÃO
 
 
 
 
  • Atividade: Acompanhar a quadrinha e completar com o nome de algum colega.Ilustrar. Lembrar outras quadrinhas com as crianças.
 
BATATINHA QUANDO NASCE,
ESPARRAMA PELO CHÃO
A........................................................ QUANDO DORME,
PÕE A MÃO NO CORAÇÃO
 
 
 
 
 
LISTA DAS BRINCADEIRAS
 
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Converse com as crianças sobre outras brincadeiras que  utilizamos bola. Desenhar e escrever sobre estas.
 
Fazer releituras de artistas plásticos que retrataram brincadeiras em suas obras e realizar as brincadeiras que fazem parte da nossa cultura. Ex: Portinari
 
 
 
Quanto a Portinari, tenho no meu próprio blog  obras de artes , atividades e brincadeiras relacionada as suas obras . Irei repetí-las nesta postagem.
 
 
 
O Artista
Candido Portinari foi um artista que dedicou sua vida ao registro da cultura de seu povo e de seu país. Brasileiro, nasceu em Brodósqui, cidade do interior paulista, em 1903. Sua terra-natal seria lembrada em suas pinturas. Na Fazenda Santa Rosa, onde morava, observava os colonos trabalhando na roça e, assim, pintava coisas e pessoas do interior, exaltando a gente que produz e trabalha pelo país. Para Portinari, o processo produtivo é o da agricultura da região, seus cafezais, seus milharais, sua cana de açúcar, seus arrozais. A obra de Portinari foi intensa e diversificada. Pintou diferentes temas: tipos regionais do Brasil, como cangaceiros e índios; retratos; músicos; o homem do campo; e principalmente crianças. Portinari adorava pintar crianças brincando, e dizia:
Sabem por que que eu pinto tanto menino em gangorra e balanço? Para botá-los no ar, feito anjos."
Pintando crianças brincando em mangueiras frondosas ou participantes de peladas" de futebol e de festas de São João, todas elas trazem a lembrança da vida rural. A criança, agrupada em bandos, é apresentada com roupas claras e rústicas, geralmente em movimento, com gestos largos ou de posse de brinquedos manufaturados. Espantalhos, pipas, luas e estrelas são elementos recorrentes que refletem o apego à cultura rural e à paisagem do interior. Este universo infantil é povoado de elementos lúdicos, como brinquedos, brincadeiras e jogos: "Nossos brinquedos eram variados, conforme o mês, e também havia os para o dia e os para a noite. Para o dia eram: gude, pião, arco, avião, papagaio, bilboquê, ioiô, botão, balão, malha e futebol. Para a noite: pique, barra-manteiga, pulando-carniça, etc."
E sobre uma exposição de Portinari intitulada "Interior de Portinari seu filho escreveu:
"... Acho que vai ficar emocionante, o título já diz tudo: "Interior de Portinari". Olha que dupla imensidão: o interior dele, pessoa humana e artista, e o interior que ele retratou em tantos esboços, desenhos, gravuras, pinturas e afrescos, esse interiorzão que é orgulho do Brasil, este que tem os pés solidamente plantados neste chão abençoado, este que não precisa se deslumbrar com o que vem com "griffe" de fora, porque sabe qual é o seu lugar, simples como mesa posta, café quentinho no fogão de lenha..." (João Candido Portinari).
Portinari faleceu em 1962, aos 59 anos, vítima de intoxicação provocada pelas tintas a óleo que utilizava em suas obras.


Livro utilizado : "Portinholas" de Ana Maria Machado

As crianças apreciaram e relataram suas observações sobre as obras de arte referentes a infância de Portinari na cidade de Brodósqui tais como: detalhes, o lugar, o que faziam, cores e formas mais presentes, assim como conheceram um pouco da biografia desse grande artista brasileiro. Realizamos brincadeiras com as obras retratadas e releituras destas.
AUTORRETRATO


 

 
Cambalhota





 
Futebol
 

Pulando Carniça
 
Meninos Brincando
 
Meninos no Balanço
 
Roda Infantil
 
 
"A CASA"
 
POESIA E MÚSICA SOBRE A CASA
 
 
 






 
 
 
Pedir as crianças que façam a dobradura da casa e dividam -na em quatro partes, para fazer o cômodos. Escrever os nomes dos cômodos e desenhar os objetos que tem em cada um. Observar que existem casas com um cômodo e outras com muitos .
Escrever um texto coletivo sobre o concito de  casa e um texto individual sobre a casa do aluno.
 
 
Mostrar a casa na roda e relatar
 
Concluir que as casas são diferentes . Pedir pesquisa de moradias diferentes. Enfatizar o problema social de casas no morro,  às quais apresentam  falta de saneamento básico e de higiene, podendo afetar a saúde de seus moradores. Perguntar que atitudes podemos ter para mudar essa situação?
 
 
 
 
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Levar a planta de uma casa para mostrar as crianças. Podemos trabalhar medidas, formas geométricas e blocos sólidos.
 
As crianças podem planejar a construção de uma casa com caixa de papelão, fazendo a planta como os arquitetos .
 
 
 
 
 
 
 
 
ATIVIDADES COM TEXTOS ( LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL)

·         Conteúdo: Textos e frases

Objetivos específicos: Propiciar a apropriação do sistema de escrita em um ambiente letrado. Inserindo a criança em contato com diversos materiais escritos, ela irá se familiarizando com diferentes estilos discursivos. Os textos devem estar no uso de todos os níveis psicogenéticos que a criança percorre  na construção da leitura e da escrita, como também em todos os anos escolares posteriores.



·         Procedimentos didáticos:

·         Acompanhar a leitura de diversos gêneros textuais: poemas, parlendas,  trava- línguas, textos informativos, textos narrativos, cartas, bilhetes, convites, listas, adivinhas, etc. As crianças acompanham a leitura no cartaz ou no quadro com a professora e depois individualmente. As crianças nos níveis pré-silábicos e silábicos, não lêem de forma convencional, porém apresentam leituras globais memorizando palavras e frases do texto. Propomos por exemplo, que circulem a palavra “BARATA”, perguntando com que letra começa e termina. A criança circula e então  pedimos para procurar outras iguais e conte quantas palavras achou. Copie do texto uma frase que tenha a palavra “BARATA”. Explicar que nas frases uma palavra fica longe da outra e termina com ponto final, assim como outros sinais de pontuação que iremos mostrando  conforme lemos o texto. As crianças alfabéticas fazem a leitura coletiva e individual. Também conversamos sobre a compreensão do texto, gênero e função do texto. As crianças perceberão as diferenças entre gêneros textuais, através da abordagem das especificidades da cada texto. Por exemplo: ao propormos as crianças que pesquisem sobre determinado tema em revistas, livros, jornais e internet, estaremos trabalhando as características de textos informativos. Nas poesias, trabalhamos a sensibilidade e compreensão, as rimas e estrutura do texto em versos e estrofes. Na  leitura de narrativas ,trabalhamos a compreensão , a estrutura ( como inicia, desenvolve-se e finaliza), a divisão em parágrafos e pontuação. No textos comunicativos , a estrutura, pontuação e função social.

·         Contação de histórias e reconto

·         Resenha da história  ( as crianças aprendem a resumir a história)

·         Textos coletivos , sendo a professora a escriba e os alunos os autores. As crianças pré-silábicas e silábicas  percebem o sentido e alinhamento da escrita ( esquerda/ direita), o espaço entre as  palavras das frases, a leitura global e memorização de palavras percebendo a letra inicial e final destas e a funcionalidade da escrita. As alfabéticas, lêem o texto , tirando dúvidas ortográficas das palavras,  percebendo o espaço entre as palavras e sinais de pontuação, além disso , todas as crianças percebem que a escrita é a expressão do pensamento em sequência, de forma que seja claro para quem os lê . Depois de produzido todos lêem de forma que compreendam o texto.

·         Produção de histórias  coletivas (ilustração com desenhos das crianças)

·          Produção de histórias individuais a partir dos desenhos dos alunos

·         Organizar frases de um texto ( recorte e colagem)

·         Organizar palavras de uma frase( recorte e colagem ou seqüenciar as palavras das frases de acordo com a ordem do numeral).

·         Contar quantas palavras tem na frase.

·         Pintar os espaços entre as palavras nas frases.

·         Textos enigmáticos

·         Escrever outros textos a partir de outros conhecidos pelos alunos, tais como: uma brincadeira, um poema , trava-língua, adivinha, história memorizada, etc.

·         Análise de palavras do texto quanto ao número de sílabas e letras.

·         Ilustrar o texto com desenho, após a leitura.

·         Elaborar frases com palavras do texto.

·         Completar textos lacunados.

·         Produção de histórias em quadrinhos.

·         Caderno de  leitura e produção de textos ( histórias, poesias, pesquisas( textos informativos, notícias listas de palavras, etc).

·         Pedir para as crianças lerem o que escreveram. ( níveis  silábico e silábico –alfabético para entrarem em conflito de suas hipóteses, percebendo que não dá para ler  as palavras , pois faltam letras nestas).

·         Leitura de frases de histórias conhecidas. Circular aquelas que pertencem a mesma história. ( apropriados para alunos silábico-alfabéticos e alfabéticos, que irão ler coletivamente e individualmente,   os alunos pré-silábicos e silábicos, acompanham a leitura junto com a professora e relatam oralmente as frases que pertencem a mesma história).

·         Desenhar e escrever uma frase sobre a parte da história que mais gostaram ( os pré-silábicos e silábicos irão escrever do seu jeito ou relatar oralmente e a professora .

·         Utilizar o programa de correção do Word, para fazerem as correções de palavras perceberem o espaço entre as palavras da frase.

·         Recortar uma cena de revista ou jornal e escrever uma legenda sobre esta.

·         Fazer um livro com informações sobre animais ou outro tema trabalhado em sala.

·         Criar uma história no formato de livro com desenhos do aluno. Fazer a capa , escrever o título,e assinar como autor ou autora.

·         Fazer um jornal com reportagens ilustradas com desenhos dos alunos.
 
 

 
 
 
Produção textual 
 
Texto coletivo sobre as informações que descobriram do jacaré  ( Este texto fez parte do livro dos animais)

Alunos de 6 anos ( 1º ano )
Produção individual sobre as informações que descobriram ( Esta atividade fez parte do livro dos animais).

 


 
Alunos de 6 anos ( 1º ano)
 
Crianças de 7 anos  ( 2º ANO)
 
 
Desenvolvimento de uma história à partir dos quadrinhos

Trava -língua
 
 
 
 
Criação de histórias
 


 ( Aluna de 6 anos/1º ano)
 
 
 
 
Leitura
 
Narrativas
Fábulas
É importante que a professora utilize livros de histórias sobre  fábulas ou peça as crianças para pesquisarem mais histórias do gênero. Propor para desenharem escrevendo a parte   da história que mais gostaram ou inventem outra versão.  Promover conversa sobre as fábulas e seus ensinamentos.
 

 











 







 
 
 
 


 










 



 

 


 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 

 
 

 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 






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Pedagoga com habilitação em educação especial, pós-graduação em educação infantil, orientação educacional e pedagógica.Monografias: "Metodologia Teacch", "Teoria e Prática Construtivista" e "A Alfabetização e a Orientação Pedagógica". Cursos específicos na área de autismo: Metodologia Teacch e ABA. Experiência em educação infantil, ensino fundamental e em instituição para crianças com autismo. E o mais importante! Professora com muito orgulho! Se passar neste blog, deixe o seu recadinho! Beijos Karla